5 de dezembro de 2010

O café da manhã ideal

Está certo quem diz que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois, após uma noite inteira em jejum, o organismo precisa repor a energia gasta durante o sono e também se "abastecer" para as atividades diárias.
Há até mesmo algumas pesquisas que apontam que tomar um bom café da manhã pode fazer com que as pessoas ingiram uma menor quantidade de calorias ao longo do dia, o que é excelente para quem se preocupa em conquistar o peso saudável.
Pensando em um café da manhã saudável, há alguns itens que merecem destaque:
1) Pão, aveia, granola ou torradas: todos estes alimentos são ricos em carboidratos, a principal fonte de energia do nosso organismo. Engana-se quem pensa que, evitando o pão ou os carboidratos, irá emagrecer, pois a perda de peso depende da alimentação como um todo e também da prática de atividade física e não de apenas um nutriente. Sempre que possível prefira o carboidratos integrais (pão, bolos e torradas integrais;  aveia; granola), que, além dos carboidratos fornecem outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.
2) Leite, iogurtes e queijos: são fontes de cálcio, fundamental para a integridade de ossos e dentes e para a atividade muscular, e também de proteínas, utilizadas principalmente para manutenção e construção de tecidos. Prefira sempre o leite e os iogurtes desnatados e os queijos brancos, pois estes alimentos contém menores quantidades de gorduras que, quando consumidas em excesso são prejudiciais para a saúde e para manutenção do peso.
3) Frutas: são fontes de fibras, vitaminas e minerais. O ideal é variar a fruta, pois cada uma tem uma diferente proporção de nutrientes - as alaranjadas são ricas em vitamina A; as cítricas, em vitamina C; as arroxeadas, em antioxidantes e assim por diante.
4) Café: algumas pessoas não conseguem começar o dia sem um cafezinho e não há problemas em consumir esta bebida tão popular no mundo todo. O café pode até mesmo ser benéfico para a saúde, mas isso será assunto de um próximo post.
Há também outros itens que podem estar presentes em um café da manhã saudável: margarina de boa qualidade; geléias de frutas; presunto magro; peito de peru; tapioca; cuscuz e até mesmo ovos. Existem várias opções de combinação de alimentos para o "café da manhã ideal", tudo vai depender da quantidade de calorias que a pessoa necessita por dia e também de seus hábitos, a única regra que vale para todos é não pular esta refeição!

2 comentários:

  1. NOSSA FICO NUMA LUTA COM MEU MARIDO PQ ELE ACHA QUE FICANDO SEM CAFÉ DA MANHA ELE VAI EMAGRECER, DAI NO ALMOÇO ELE COME UMA BARRA DE CEREAL E DEPOIS DE DUAS HORAS ELE COME MAIS UMA, ELE MALHA A TARDE DEPOIS DAS 18:00HRS, POREM, NÃO FAZ MUITA ATIVIDADE FISICA, POIS ELE MALHA EM CASA E SÓ TEMOS OS APARELHOS DE MUSCULAÇÃO E JANTA NORMALMENTE.... VOU MOSTRAR ESSE BLOG PRA ELE

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    1. Não se deve pular nenhuma refeição...esse é um dos principais erros de quem está preocupado com a balança. E, no caso do café da manhã, temos o dia todo para gastar as calorias ingeridas, só isso já é um ótimo argumento para não pular esta refeição....

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